Informe Gospel TV






Parceiros

Reflexão

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Salmos 46

Blog

SAJ: Produtoras rurais participam de curso sobre a Transformação Caseira da Mandioca

15 produtoras rurais do Grupo de Mulheres da comunidade da Serivela, zona rural de Santo Antônio de Jesus, participaram nesta semana do curso “O Trabalhador na Transformação Caseira da Mandioca”, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB). A atividade teve início na última quarta-feira (9) e foi encerrada nesta sexta-feira (11).

Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a COOPERMULTA, o curso teve como objetivo promover a qualificação das produtoras rurais, estimulando a geração de emprego e renda. O empresário do ramo gastronômico Melentino Tedesco foi um dos convidados para o almoço de encerramento.

A capacitação ministrada pela instrutora Joquebede Raquel abordou temas como boas práticas de fabricação, armazenamento e etiquetagem, segurança no trabalho, cuidados no uso de ferramentas, máquinas e equipamentos, o homem rural e a conservação do meio ambiente, instalação de agroindústria de mandioca, normas de vigilância sanitária e comercialização, entre outros.

Já a parte prática orientou os participantes sobre higienização das raízes, raspagem, trituração, extração da goma, desidratação e reidratação da goma, uso de EPI’s, fabricação de beijus convencionais e coloridos, biscoitos, coxinha, sorvetes, tortas, voador, tapioca, pães, pizza, fabricação de suco e outros.

- “A mulher da zona rural não precisa ser só dona de casa. Ela também pode ser uma empresária. Com esse incentivo, nós percebemos o quanto podemos crescer. – Declarou, Débora, uma das participantes do curso.

A Secretária de Agricultura e Abastecimento, Fátima do Benfica, salientou que em breve, novos cursos serão realizados dentro do programa de capacitação permanente oferecido pela SAAB.

- “Esse curso não é uma ação isolada. Já tivemos outros sobre o cacau, sobre a própria mandioca e estamos preparando outros para oferecer. A ideia é fazer um conjunto de ações. Mostrar que o nosso produtor pode produzir, vender, somar, crescer e agregar.” – Afirmou.

Ascom


Categorias

Stº Antº de Jesus